segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Referencial para Informática na Educação Infantil


A Informática Educativa é bem planejada e implantada, a criança só tem a ganhar ao trabalhar com jogos, ou qualquer outro tipo de software que lhe dê possibilidades de aprofundar, reelaborar, ou até iniciar a construção de um conhecimento inserido em um contexto que respeite o seu processo de desenvolvimento e, por conseguinte esteja em consonância com os objetivos próprios da escola de educação infantil.

O desenvolvimento da criança é um processo equilibrado no qual o crescimento intelectual está intimamente vinculado ao crescimento dos aspectos afetivos e sociais, que em hipótese alguma podem ser colocados em segundo plano, pela ênfase dada a aspectos estritamente cognitivos ou até mecanicistas.

Infelizmente o que vemos em muitas escolas, ditas de educação infantil é a criança na "aula de computação" colorindo desenhos prontos na tela como os antigos mimeografados, utilizando joguinhos que a punem quando não acerta alguma atividade em um determinado número de vezes, deixando-a, por exemplo, sem saber o fim da estória; repetindo incontáveis vezes um movimento com o mouse, quando ainda não tem o controle motor necessário, dado o seu estágio de desenvolvimento. Enfim, até tentando ser adestrada para aprender "computação", como um fim em si mesmo, sem nenhum relacionamento com outras atividades realizadas na escola.

No colégio Espírito Santo, a informática na educação infantil não tem como objetivo e ensino da computação pela computação, as estratégias de utilização são definidas em função da proposta pedagógica da escola em sintonia com o uso dado ao computador.

A informática na educação infantil é compreendida pelos docentes como mais uma ferramenta para realizar e/ou complementar a construção de conceitos em quaisquer áreas de atividades, através de uma abordagem lúdica.

Assim, permiti a livre exploração pela criança do computador, como ferramenta para resolver problemas ou realizar tarefas como desenhar, pintar, analisar, classificar, seriar, abstrair, estabelecer relações, escolher alternativas de ação etc.

O projeto da Informática Educativa no Colégio é dirigido por um profissional que tem não só o conhecimento da máquina e de seus programas, mas que sabe como o aluno constrói o seu conhecimento, as etapas do desenvolvimento infantil, para assim realizar escolhas dos softwares adequados.

Construir situações de aprendizagem utilizando o computador exige que os softwares a serem trabalhados possuam características que propiciem atividades nas quais os alunos apliquem processos que sejam fundamentais para o desenvolvimento do conhecimento, ou seja, saber aprender a aprender.

Os objetivos dos softwares utilizados no colégio pela Educação Infantil:

· Elaborar formas de representação em níveis diferenciados
· Estabelecer relações entre suas ações e as conseqüências resultantes
· Permitir antecipações de ações que propiciem a análise dos resultados das ações praticadas
· Desenvolver o planejamento seqüencial de ações
· Desenvolver ações coordenadas perceptivo- motoras vivenciadas primeiramente com o corpo, incrementando-as com experiências informáticas
· Contribuir para o avanço da criança na construção de conceitos como: ordenação, seriação, classificação, quantificação, conservação, reversibilidade, espaço-tempo
· Aguçar percepções e desenvolver a curiosidade
· Desenvolver a atenção, a concentração e a memória
· Aprender construindo habilidades através do entretenimento
· Propiciar a interação do aluno com a máquina através da possibilidade de controlar eventos e perceber o que diferentes controles irão acarretar
· Desenvolver estilo cognitivo pessoal
· Atender necessidades de convivência em grupo
· Fixar conceitos em seu próprio ritmo fixar conceitos corretos
· Tratar o erro de forma construtiva


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