Educação Infantil

Blog dos Professores de Ed. Infantil do CES






Ed. Infantil e a Informática Educativa



O uso dos recursos tecnológicos na educação como ferramenta de ensino, na Educação Infantil e o contato com a inovação que a tecnologia proporciona, não é somente acesso aos meios, mas fundamentalmente, à informação de como utilizar esses meios para potencializar conhecimentos.

A necessidade atual de construir novas estratégias de criação e produção de novos saberes e práticas de ensino com a introdução dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar adequadas à realidade do contexto.

Assim, são utilizados para o desenvolvimento dos trabalhos softwares, sites e programas adequados a cada Ano Escolar, com objetivos e metodologias também diferenciados.

Educação Infantil – 

Objetivo Geral: A informática terá como objetivo a alfabetização tecnológica, através do manuseio da máquina, e do aprendizado de suas possibilidades de acordo com o desenvolvimento intelectual e motor da criança.
Objetivos Específicos: Desenvolver a atenção, a percepção e a motricidade, requisitos importantes para o seu desenvolvimento intelectual, e a coordenação motora, para que o aluno possa adquirir controle manual no uso do equipamento.
Metodologia: Será de acordo com o planejamento do professor, utilizando softwares e programas compatíveis com esse aprendizado, procurando atender as necessidades individuais do aluno.


O trabalho desenvolvido na sala de Informática é uma continuidade do trabalho desenvolvido em sala de aula. são desenvolvidos nas aulas basicamente as primeiras noções de manuseio do mouse, conhecimento do teclado, ampliando assim a coordenação motora.

 - Jogos em sites educativos são utilizados e diversos softwares que fazem parte do acervo do Colégio.
*Iguinho
*Escola games
*Turma da Mônica

Apesar de alguns questionamentos, a informática vem se tornando uma grande aliada na educação infantil. Não há como não reconhecer a importância da informática já que estamos vivendo em um mundo tecnológico e mais do que nunca ela é necessária para o futuro profissional na sociedade. Sua introdução na educação infantil leva conhecimento às crianças de modo diferenciado, por isso ela é um importante instrumento de apoio ao aprendizado. 

                                                        Dúvidas a respeito da Informática Educativa no CES - labin@ces.g12.br


Algumas sugestões para uso no labin:

 - http://www.universoneo.com.br/infantil/